top of page

A pandemia de Covid-19 nos obrigou a parar. Olhar. Respirar. E mais do que isso, nos abriu os olhos para uma realidade transformada e devastadora. Uma realidade cercada por notícias difíceis e uma espécie de luto coletivo que obriga a parar e repensar tudo que está ao redor.

 

Ainda não presenciamos o surgimento de um "novo normal" mas aos poucos podemos ver a construção de momentos importantes para nós. Momentos simples, leves, e que por vezes parecem suspensos, fora da lógica de tempo e espaço que cerca a quarentena. 

 

Desde o mês de março, estamos mais reclusos . A pandemia de Covid-19 nos obrigou a parar, e voltar as atenções para o interior das nossas casas, das nossas famílias e de nós mesmos.  

Vale a pena

relembrar

 Refletir sobre o que de fato vale a pena se fez necessário. E tem acontecido de forma quase involuntária, quando nos pegamos imersos em uma saudade simples que remete ao passado recente. 

Mais do que relembrar, o momento também nos obriga a resignificar os acontecimentos. Construindo narrativas que se desenrolam no universo

das nossas casas.  

Vale a pena

reconstruir

 O que vale a pena? 

Olhar o céu
E olhar as estrelar, ou o por do sol. Se aproximar da natureza, mesmo que seja só um vasinho de plantas no peitoril da janela. 

Olhar para si

E tirar um tempo para se permitir descansar. Se concentrar em algo que você gosta, seja desenhar, escrever, ouvir uma música, assistir um filme. 

outro_2.png
Olhar para o outro

Passar tempo com quem você ama, mesmo que essa pessoa esteja longe. Vale a pena ligar, mandar uma mensagem. Perceber que não está sozinho. 

proteja-se.png
Se proteger 

Se proteger é também proteger quem você ama! Lembre-se sempre de manter a distância, lavar as mãos e usar máscara se precisar sair. 

Essa página foi desenvolvida como parte da disciplina Design e Produção Gráfica, ministrada na ECA/USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo) que, devido ao contexto atual de pandemia, se propôs a reunir os alunos em uma reflexão sobre “O que vale a pena?”.

Aqui, tento expressar algumas das minhas reflexões sobre o período, utilizando as ferramentas do design que foram apresentadas durante o curso, além daquelas que já tinha conhecimento. A ideia central foi tentar trazer a leveza dos traços que expressassem continuidade, junto a cores que remetem a esperança, como azul e verde. Criando também, uma espécie de unidade entre o uso das fontes mais arredondadas e dos ícones que seguem a mesma linha. Traços que também se apresentam no logo da página que apresenta a frase "Vale a Pena" composta pela fonte, também mais arredondada, e pelo desenho da pena que simboliza a leveza. Além de remeter a continuidade - se pensarmos que a pena já foi utilizada como objeto de escrita - neste momento em que se faz necessário "reescrever" diversas histórias.
 

 

Contato

Catarina Silva Ferreira

catarina.ferreirasilvs@gmail.com

Site apresentado para a disciplina Design e Produção Gráfica

Orientação Porf. Dr. Hugo Fortes

Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo 

bottom of page